Ressignificar

Tempo de leitura: 2 minutos

Mais um ano começa e ouvimos muito sobre fazer novas coisas, ter novas atitudes, construir um ano diferente e outras frases de mudança. Junto a tantas instruções e fórmulas da felicidade, aparecem questionamentos que nem sempre são respondidos e por não saberem como começar, muitos não tomam atitude alguma.

Como ter novos sentimentos se os velhos sentimentos não foram resolvidos?

Como ter um novo pensamento se nossas crenças continuam presentes?

Como ser diferente se sempre fomos iguais?

Como esquecer tudo que foi feito e começar do zero?

Parece simples, mas o processo de mudança exige muita dedicação e foco. Se você pensava que é possível passar uma borracha e começar a escrever uma nova vida com um novo ano, se enganou, pois, na prática é diferente. Mesmo que você tenha novas atitudes, elas podem ter o mesmo resultado das anteriores, isso causa a sensação de que a mudança não foi tão efetiva.

O segredo para ter realmente uma nova vida está na ressignificação, palavra estranha que muitos não sabem para que serve, mas ela é a chave para uma vida renovada.

Estudos indicam que nossa felicidade depende 5% daquilo que nos acontece e 95% do que fazemos com isso, ou seja, como reagimos e qual sentido atribuímos. O significado de todo acontecimento depende da forma pela qual o vemos, quando mudamos o olhar, mudamos o significado.

Este processo exige primeiro que se volte para dentro, porque é exclusivamente a partir daí que podemos fazer qualquer mudança.

Ressignificar na prática é a capacidade que temos e quase nem percebemos de encarar de forma simples situações que antes eram complicadas. É perceber o fato vivido com um olhar novo, dando a ele um sentido diferente.

Para desenvolver esta importante capacidade de ressignificar, vale considerar que o passado, o presente e o futuro, estão totalmente ligados em um só tempo: o presente.  Ou seja, no “aqui e agora” é possível mudar o significado do que passou, assim, estabelecer uma série de mudanças positivas que podem influenciar a vida em todos os aspectos.

Quer saber como isso acontece? Ao mudar a maneira como você enxerga um fato, você altera também o seu pensamento e esta nova visão produz um novo sentimento, o qual gera novos comportamentos, como consequência deste maravilhoso processo, você muda os seus resultados.

Esta é a arte da ressignificação, é conseguir parar e pensar sobre o que esperamos de nós mesmos, como vamos encarar nossas decisões e incompreensões, enxergar a vida da forma que queremos vê-la, aprender que todos os dias são diferentes e que podemos fazê-los serem bons, mesmo quando não são. Aceitar que nem sempre somos responsáveis pelo resultado das nossas escolhas, mas somos capazes de tornar nossas próximas ações meios para que o que não deu certo não se repita.

Desejo um 2018 cheio de novos significados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *