Quem sou eu?

Tempo de leitura: 1 minuto

Qual palavra ou frase te define? Quais são seus sonhos? Quais são seus valores? Quais são seus medos? Quais são seus pontos fortes? O que te motiva? O que te inspira? Qual seu maior orgulho? Qual seu maior arrependimento? O que te faz feliz?

As respostas para essas e diversas outras perguntas levam ao autoconhecimento.

Quando você se conhece, é mais fácil identificar sua capacidade de superar limites, tomar decisões, utilizar suas forças e combater suas fraquezas. O autoconhecimento contribui também na forma como se enxerga o outro, eliminando pré-julgamentos, críticas exageradas, intolerância e falta de empatia.

“Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece, mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas” Sun Tzu.

O processo de autoconhecimento não ocorre instantaneamente, é preciso ter clareza para identificar qual é a sua verdadeira essência, a maioria das pessoas está ligada a costumes, padrões culturais, sociais e familiares que impedem de se descobrirem. Este processo permite que você se conheça e alcance uma melhor qualidade de vida, adquirindo autonomia sobre sua história e seus objetivos.

Então você deve estar se perguntando: “como faço para saber quem sou eu? ”

O segredo está exatamente em se questionar, e este deve ser um exercício diário. Questione-se, procure entender qual é o conjunto de características que fazem você ser quem é, quais são seus comportamentos mais louváveis e mais medíocres, quais são os pensamentos destrutivos e construtivos, quais momentos você transmite alegria ou fúria, e o principal, o quão é agradável a sua presença.

Ao se analisar por inteiro, vai descobrir que muitas atitudes são desnecessárias e outras são extremamente importantes. Busque mudar o que não contribui para o seu crescimento pessoal e extraia o melhor da sua essência.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *