Perder também é importante.

Tempo de leitura: 1 minuto

Todos nós aprendemos que é muito mais legal ganhar algo do que perder. A perda sempre vem acompanhada de um sentimento negativo e doloroso, em muitos casos, o trauma causado por uma derrota é tão grande que passa a ser uma barreira psicológica.

Um atleta é sempre preparado para vencer, só se destaca quem está no primeiro lugar do pódio, só tem sucesso na publicidade quem supera todos os adversários.

O esporte se tornou tão competitivo que o melhor atleta ou time recebe o nome de invencível. Com isso, ocorre uma espécie de “corrida maluca” onde todos querem ser invencíveis e todo aquele diálogo sobre “a importância de competir” se perde no meio de atletas descontrolados e frustrados por não atingirem este nível tão desejado.

Não existe fórmula mágica para nunca sofrer uma derrota, o que existe é posicionamento diante de um resultado negativo.

Em algum momento da sua carreira você vai perder, talvez no momento que considerava mais importante. Qual será sua postura? Desistirá? Irá desconsiderar tudo que aprendeu para se sentir fracassado?

Perder também é importante, faz parte de um processo de evolução. Trate como um momento de reflexão, analisando onde errou, o que precisa melhorar, o que seu adversário tem de melhor que você ainda não tem. Tenha maturidade e tranquilidade para aceitar uma derrota e se preparar para uma nova oportunidade.

O fim é muito importante, mas o caminho é extremamente rico em lições que você precisa aprender.

Troque o termo invencível por imparável. O sentimento de invencível muitas vezes vem acompanhado de uma arrogância onde não se respeita o adversário, mas quando você se sente imparável, ah…  conhece um mundo onde não existe limite.

1 comentário

  1. Sara

    Lidar com a perda não é mesmo fácil! Tem que se ter sabedoria e humildade para recomeçar. A vida é assim, não se ganha sempre nem tão pouco se perde sempre. Nada é capaz de nos parar se não o permitimos.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *