A importância de ter foco.

Tempo de leitura: 2 minutos

A concentração é um importante fator para ter um bom desempenho no esporte.

Manter a atenção em uma tarefa parece fácil, mas não é. Para um atleta é extremamente desafiador em uma competição ter o controle do foco enquanto o técnico passa as instruções, o barulho da torcida é constante, além de ter noção do tempo, pensar em qual será a estratégia do adversário, pensar em algum erro que não pode ser cometido, pensar na última vitória ou derrota, pensar em ganhar, pensar na família, pensar naquela lesão, pensar se será criticado ou não pela mídia, pensar, pensar e pensar. Ufa! E o foco? Onde estou?

Isso é absolutamente comum em nossas vidas, até para quem não é atleta, nosso cérebro não foi moldado para se concentrar em apenas uma coisa por muito tempo.

A tecnologia contribui fortemente para aumentar nossa distração, pois criamos o hábito de desviar a atenção. Se uma conversa não está boa, uma olhadinha nas redes sociais, se precisamos executar uma tarefa, opa, chegou um e-mail. E assim vamos vivendo a rotina de nos distrair.

A boa notícia é que é possível treinar a mente para que possamos ter foco absoluto e melhorar o rendimento, mas isso não acontece da noite para o dia, é preciso praticar a concentração.

A primeira dica fundamental para uma mente focada é estar no momento presente, não pense no passado ou futuro, quando você desvia a sua atenção para algo que já aconteceu ou que ainda vai acontecer, surge a insegurança por não ter o controle da situação. Preste a atenção somente no que é relevante para o momento.

Manter o equilíbrio emocional também é de extrema importância. O excesso de tensão pode causar uma avalanche de pensamentos negativos e medo, ter um pensamento positivo em um momento de competição gera autoconfiança e leveza. Jamais se critique, faça uma avaliação construtiva a cada desempenho e utilize palavras que possam ativar o resultado desejado: “Boa!”, “Vamo!”, “Vai!”, “Acerta!”, “Calma!”, “Concentra!” e outras que podem estimular.

Não basta ter motivação, habilidade e talento se você não tem disciplina. Ao assumir a responsabilidade de que suas decisões e comportamentos interferem diretamente nos seus resultados, você passa a ter o controle do seu cérebro. Ter a clareza que para se tornar um atleta de alto rendimento é preciso treinar incansavelmente, abrir mão de pessoas, resistir às dores e medos, faz com que momentos de dificuldades sejam superados de forma tranquila sem vitimização.

Concentre-se no seu objetivo, conheça suas limitações, corrija os seus erros, supere as expectativas e mostre ao cérebro quem manda.

Se você deseja dominar o autocontrole e receber mais dicas para manter o foco, deixe sua mensagem aqui abaixo.

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *